Aldeias dos Passadiços do Mondego
  /  Aldeias   /  Aldeias dos Passadiços do Mondego
Aldeias dos Passadiços do Mondego
traveltaleswithfergal (Instagram)

Aldeias dos Passadiços do Mondego

Ao longo do trajeto dos passadiços, para além de poder usufruir de uma paisagem de cortar a respiração vai passar por diferentes aldeias dos Passadiços do Mondego que merecerão, sem dúvida, a sua atenção. Dependendo do sentido que fizer o percurso vai passar nas aldeias de Videmonte, Trinta, Vila Soeiro e Barragem do Caldeirão. Saiba mais um bocadinho sobre estas aldeias.

 

Aldeia de Videmonte

É nesta aldeia dos que se encontra uma das extremidades dos Passadiços do Mondego e, por isso, pode iniciar, aqui, o seu percurso ao longo do Rio Mondego. Videmonte, com cerca de 480 habitantes, localiza-se a cerca de 22km da cidade da Guarda e é aqui que se situa o ponto mais alto do concelho, marcado pelo marco geodésico da Cabeça Alta. Um dos locais mais famosos de Videmonte é a Praia Fluvial da Quinta da Taberna. Durante o período do verão, as altas temperaturas convidam a um refrescante banho nas águas límpidas desta magnífica praia. Uma ótima recomendação para finalizar a sua visita aos Passadiços do Mondego caso inicie o percurso do lado da Cascata do Caldeirão.

 

Aldeia de Trinta

A Aldeia de Trinta tem cerca de 410 habitantes e é uma das aldeias dos Passadiços do Mondego que pode ser apreciada durante o percurso da infraestrutura. Pertence às “Aldeias de Montanha” que são um conjunto de aldeias que se localizam entre o Parque Natural da Serra da Estrela e a Paisagem Protegida da Serra da Gardunha. Curiosamente, Trinta foi a primeira aldeia do distrito da Guarda a ter luz elétrica e foi um polo importante na indústria dos lanifícios. Apesar dos tempos já serem outros, a população preserva as suas raízes e organiza festas em homenagem à sua cultura passada. Nesta aldeia poderá visitar a Igreja Matriz dos Trinta, a Capela da Senhora das Candeias, a Capela da Senhora do Soito e a Capela do Espírito Santo.

Se é fâ dos lanifícios também poderá visitar o Museu de Tecelagem de Meios, uma antiga fábrica de tecelagem, localizada perto da Aldeia de Trinta.

 

Vila Soeiro

Outra aldeia que pode visitar ao longo da sua experiência nos Passadiços do Mondego é Vila Soeiro (que já se chamou, no passado, Vila Soeiro da Serra), uma aldeia com apenas cerca de 40 habitantes. Aqui podemos vislumbrar uma arquitetura tradicional única, num recanto rústico e montanhoso. Como apontamento de visita, destacamos a Capela de São Pedro de Verona.

 

Barragem do Caldeirão

É neste ponto que se encontra a outra extremidade dos Passadiços do Mondego. A Barragem do Caldeirão localiza-se na Ribeira do Caldeirão e, tal como a maioria das barragens é uma barragem de arco em betão. Se optar por começar o seu percurso dos Passadiços do Mondego em Videmonte, no final, poderá relaxar e dar um mergulho na Praia Fluvial da Barragem do Caldeirão. Outro local fantástico que pode visitar mesmo ali ao lado é o Miradouro do Mocho Real. Não tema pela pequena subida a pé, porque vai valer bem a pena usufruir da paisagem que vai encontrar. De cortar a respiração!