Lapa dos Dinheiros
  /  Serra da Estrela   /  Lapa dos Dinheiros
Lapa dos Dinheiros
© aldeiasdemontanha (Instagram)

Lapa dos Dinheiros

A aldeia da Lapa dos Dinheiros fica situada numa das encostas da Serra da Estrela, no concelho de Seia, a mais de 700 metros de altitude. Por assim dizer, é uma localidade com apenas 7,84 Km² e 294 habitantes. Embora com uma área limitada, é uma terra com um grande desenvolvimento. Além do mais, oferece vistas surpreendentes e alguns locais agradáveis, como a seguir se descrevem, que merecem uma visita.

 

Buraco da Moura

Buraco da Moura é uma gruta, no sopé da montanha, originada pela queda e aglomeração de enormes blocos graníticos. Ou seja, ao deslocarem-se, as rochas formaram um conjunto de salas e galerias que se assemelham a uma lapa. Por assim dizer, é um local que oferece algum perigo, devido ao risco de acidentes.

Esta gruta, com cerca de 150 metros, é composta por várias salas e galerias, onde se podem ver algumas formações ferrosas.

 

Interesses da Gruta

Além do interesse geológico, a gruta tem, também, importância arqueológica. É que, no Buraco da Moura, foram encontrados alguns achados, nomeadamente restos de cerâmica da Idade do Bronze e da época medieval, duas moedas e uma fivela.  Nesse sentido, e devido à simplicidade dos objetos encontrados, crê-se que a gruta foi ocupado por humanos, provavelmente pastores, que a utilizavam como abrigo.

O Buraco da Moura é um local a não perder, na Lapa dos Dinheiros.

 

Buraco do sumo

O Buraco do Sumo, na aldeia da Lapa dos Dinheiros, fica situado no vale da Ribeira da Caniça, ou seja, fica precisamente no sítio onde a ribeira corre subterrânea. Mais ainda, o facto de a ribeira não se avistar neste local, deve-se à aglomeração de blocos de granito que deslizaram, das encostas circundantes, por ação da gravidade, provocando um atulhamento.

Trata-se de um buraco com uma abertura larga. Além disso, esta fenda começa, precisamente, ao nível da calçada romana que existe no local. Nesse sentido, recomenda-se cuidado, já que o buraco está separado da calçada, apenas por uma rocha arredondada.

A partir deste local, pode-se admirar as várias cascatas existentes na Ribeira da Caniça.

 

Cornos do Diabo

Os Cornos do Diabo são uma enorme rocha de granito, com 6 metros de altura, aproximadamente. Acima de tudo, o nome deve-se à existência, no cimo dessa pedra, de duas pontas aguçadas, devido à erosão, semelhantes a uns cornos. Também, neste local, foi construída uma mini represa para recolher as águas da ribeira da Caniça até à Câmara de Carga da Ponte Jugais.

Este misterioso rochedo tem, na sua envolvência, belas lagoas e cascatas. Por isso, vale a pena descobrir este rochedo, próximo da Lapa dos Dinheiros.

 

Praia Fluvial Lapa dos Dinheiros ou da Caniça

A Praia Fluvial da Lapa dos Dinheiros ou da Caniça, também é conhecida como o Souto da Lapa, já que aí emerge um vasto bosque de castanheiros centenários. Antes de tudo, é uma praia formada por rochas graníticas e por um espelho de águas límpidas. Além disso, fica situada entre as encostas íngremes da montanha, rodeada de florestas e abastecida pelas águas da Ribeira da Caniça. Mais ainda, a partir de um miradouro, pode admirar sucessões de cascatas, formadas pelo relevo acidentado do vale. Por assim dizer, a vista geral é magnífica, enriquecida por um longo e antigo bosque de castanheiros. Também, junto à praia, existe uma ponte romana, a ponte da Caniça.

 

Recursos da Praia Fluvial

Para melhor comodidade dos utilizadores da Praia Fluvial da Lapa dos Dinheiros, existem diversas estruturas de apoio:  um bar, uma churrasqueira, com parque de merendas e casas de banho, um posto de primeiros socorros e estacionamento. Mais ainda, para maior segurança, o acesso à praia é feito por uma rampa e há sempre a presença de um nadador-salvador. Por tudo isto, a Praia Fluvial da Lapa dos Dinheiros foi galardoada, em 2017, com a Bandeira Azul e considerada como Praia Acessível. Além disso,  foi agraciada com a qualidade de Ouro, pela Quercus.

 

Lenda sobre a origem do nome Lapa

Reza a tradição que alguns homens estavam a construir as suas casas na localidade de Porto do Boi. Todavia, passaram por lá uns caçadores que os aconselharam a construí-las numas lapas mais abaixo, porque aí ficavam mais abrigadas. Posto isto, os homens acataram a sugestão e assim fizeram. Daí, nasceu a aldeia da Lapa.

 

A razão de se chamar “dos dinheiros”

Um dia, nessa pequena aldeia, passou o rei D. Dinis. Então, os habitantes serviram-lhe um farto jantar. Nessa altura, o rei perguntou-lhes o nome da aldeia. De seguida, eles responderam-lhe que se chamava Lapa, porque estava construída numas lapas. Curiosamente, o rei perguntou-lhes como tinham conseguido servir-lhe um jantar tão rico e variado. Sem hesitar, os anfitriões disseram que foi com os seus dinheiros. Por essa razão, D. Dinis determinou que, a partir daí, a aldeia passaria a chamar-se Lapa dos Dinheiros.

 

Romarias e Festas

No segundo domingo de Agosto, celebra-se a festa de São Sebastião, considerada um dos cartões de visita desta linda aldeia do concelho de Seia. Também a Festa da Castanha tem um apreço especial, nesta Aldeia de Montanha. Inegavelmente, este fruto é abundante na zona, sobretudo no extenso Souto da Lapa dos Dinheiros, um espaço com 18,15 hectares, uma verdadeira reserva natural de castanheiros. Sem dúvida, este souto constitui, nos últimos dois mil anos, um dos alicerces fundamentais da vida serrana.

 

Ao visitar os Passadiços do Mondego, aproveite para desfrutar de alguns segredos do concelho de Seia, nomeadamente esta bonita aldeia da Lapa dis Dinheiros.