Gastronomia da Serra da Estrela
  /  Gastronomia   /  Gastronomia da Serra da Estrela
Gastronomia da Serra da Estrela
Fotografia pelo Mundo (Instagram)

Gastronomia da Serra da Estrela

É do conhecimento geral que, nas zonas serranas, o instinto culinário é bem apurado e aqui vamos falar, especificamente, da gastronomia da Serra da Estrela. A vida dura dos tempos passados obrigava as suas gentes a uma alimentação de sobrevivência que se foi apurando e que, digamos, passou a ser uma arte culinária rústica, mas rica, bem condimentada e com ótima apresentação, que se transformou num dos orgulhos dos seus habitantes. Os ingredientes de ótima qualidade, aliados à experiência de longos anos, fazem da comida beirã uma preciosidade a não perder pelos seus visitantes.

 

Pratos em Destaque

Escolha o outono para visitar e conhecer a serra e deliciar a gastronomia da Serra da Estrela. O tempo mais fresco, com chuvas acidentais e nevoeiro, são, sem dúvida, um convite para se sentar e apreciar uma boa mesa recheada. O cabrito e o borrego da raça bordaleira, de carne macia e saborosa, são os pratos principais e mais apreciados da gastronomia local.

Como entradas, pode deliciar-se com o fumeiro, do qual fazem parte o presunto a célebre chouriça, a farinheira e a morcela, servidos sozinhas ou acompanhados com o pão regional e regados com o que há de melhor na garrafeira da região, os vinhos do Dão.

E a sobremesa vai deixá-lo derretido. Tem que se aventurar pelo famoso e nobre Queijo da Serra ou por um requeijão especial, acompanhados por um doce de abóbora digno de reis. Ou, se preferir, experimente as sardinhas doces, um ex-libris da doçaria regional da Serra da Estrela. Trata-se de um doce conventual centenário, confecionado com massa tenra, recheada de amêndoa, ovos e açúcar. Depois de fritas, as sardinhas são envolvidas em chocolate.

Célebres pelo seu sabor característico, vai encontrar, também, o arroz de carqueja e os pratos sazonais de caça, como o javali, a perdiz e o coelho. Não são de esquecer as papas de caroulo com mel de rosmaninho e o licor de castanha.

Não há dúvida que, na Serra da Estrela, encontra verdadeiras preciosidades gastronómicas.

 

Produtos Regionais de Qualidade

Se aprecia o pão, não deixe de visitar o Museu do Pão, em Seia, onde pode adquirir vários tipo de pão regional.

Na gastromomia da Serra da Estrela pode descobrir um sem número de produtos regionais disponibilizados diretamente do produtor: vários tipos de compota, biscoitos de azeite, presunto, morcelas, salpicão, alheiras, chás, vinhos beirões. Mas, como é sobejamente conhecido, o ex-libris gastronómico da Serra, cujo nome já atravessou fronteiras, é o afamado queijo da Serra da Estrela, produzido exclusivamente com leite de ovelha da raça Bordaleira, e coalhado pela flor do cardo. Desfrute até ao último pedaço e não desperdice a casca, que concentra uma grande parte do seu sabor único no mundo.

Outro produto em destaque é o mel. O de rosmaninho, de cor límpida e aroma e sabor muito doces, é muito rico em nutrientes e, por conseguinte, um ótimo aliado para a saúde, já que pode ser usado como adoçante natural. Foram já feitos diversos estudos que realçam as propriedades anticancerígenas do rosmaninho. Além disso é considerado um poderoso auxiliar no tratamento das doenças degenerativas.

O mel de urze da Serra da Estrela, de sabor marcante, é uma fonte de energia por ser rico em açúcar natural e, por isso, apreciado por pessoas que preferem produtos menos doces. De aroma forte, é espesso e macio como o mel de rosmaninho, tendo já obtido medalhas de prata e bronze em Concursos Internacionais de Mel.

Outros produtos dignos de registo são o azeite beirão, de sabor frutado e os famosos vinhos das Regiões Demarcadas do Dão

A cereja da Cova da Beira distingue-se pela sua qualidade, bem como a maçã e o pêssego, cujo sabor caraterístico se deve às condições climáticas.

As castanhas da Serra da Estrela, consideradas como o pão dos tempos de crise, devido à sua riqueza nutricional, servem para confecionar vários pratos como puré e sopas. Podem também ser servidas assadas, estufadas ou cozidas. São um alimento aconchegante.

Há ainda outros produtos que se podem encontrar na gastronomia da Serra da Estrela. No entanto, foram mencionados os mais tradicionais.

Venha percorrer os Passadiços do Mondego e, no fim, carregue energia com a deliciosa gastronomia da Serra da Estrela.