Videmonte – Freguesia
  /  Aldeias   /  Videmonte – Freguesia
Videmonte - Entrada Passadiços do Mondego
António Mendes

Videmonte – Freguesia

Videmonte é uma freguesia pertencente ao concelho da Guarda. Abrange uma área de 53,92 km² e tem 980 habitantes. Pertence à rede de Aldeias de Montanha e parte das suas terras está inserida no Parque Natural da Serra da Estrela.

Localizada numa das encostas da Serra da Estrela, esta freguesia é uma das mais altas do país, atingindo uma altitude média de cerca de 1000 metros, tendo, no entanto, alguns locais que ultrapassam essa altitude.

É também nesta freguesia que se encontra o ponto mais alto do concelho, com 1287 metros, denominado marco geodésico da Cabeça Alta.
Além do Cume da Cabeça Alta, merece também referência o Cume do Carvalhinho e o do Outeiro das Cruzes.

Situa-se a 22 km da Guarda, faz fronteira com Celorico da Beira e é atravessada pelo Rio Mondego que lhe confere paisagens naturais impressionantes e a tornam perfeita para a prática de desporto e para o contacto com a natureza.

As construções são as típicas casas beirãs, em granito, o que se conjuga com a paisagem circundante.

Origem do Nome

A origem do nome Videmonte deve-se a uma antiga lenda popular: Existiam dois lugares distintos – Vide e Monte, não muito distantes um do outro. Em Monte morava um fidalgo que todos os domingos ia à missa a Vide. Num certo dia de Verão, uma praga de formigas gigantes atacou a população de Vide, chegando mesmo a matar algumas crianças. Para sua proteção, os habitantes de Vide acolheram-se em Monte, onde vivia o fidalgo. E foi assim, da junção das duas palavras, que surgiu o termo Videmonte.

Até 24 de outubro de 1855, Videmonte pertenceu ao concelho de Linhares, mas devido às extinção deste, naquela data, passou, desde então, a fazer parte do município da Guarda.

 

Atividades Económicas

Em Videmonte podemos encontrar várias atividades económicas, tais como a agricultura, a pastorícia, a carpintaria, a serralharia, a construção civil, a pastorícia, a empresa de florestação e o pequeno comércio

É ainda de salientar a presença de um Parque Eólico, com dezasseis aerogeradores.

 

Gastronomia

A gastronomia é rica, variada e muito apreciada . Merecem especial referência o queijo Serra da Estrela, o requeijão, os fumeiros, as bolas de água, de azeite, ou de carne de porco, o caldo de paparote de castanhas e a sopa da matança do porco.

 

Locais Turísticos

Podemos referir como locais de maior interesse turístico o Centro Cultural de Videmonte, o Açude do Bicho, o Lugar dos Barrocais, o Pátio da “Ti Torres”, a Casa Abrigo, a Casa Paroquial e as Casas Novas.
As festas e romarias de maior interesse são a Festa de Nossa Senhora de Lourdes e a Festa de Santo Antão. No entanto, o padroeiro da freguesia é S. João Batista

.

Património Cultural

Como património construído, merecem menção a Igreja Matriz de Videmonte, a Capela de Nossa Senhora de Lourdes, a Capela de Santo António e a Capela de Santo Antão.

 

Pontos de interesse a Visitar

Não deixe de visitar os locais de maior interesse que recomendamos: a Praia Fluvial da Quinta da Taberna, o Geossítio da Quinta da Taberna, o Forno Comunitário.

A recente construção dos Passadiços do Mondego vem dar uma maior visibilidade à freguesia de Videmonte. Os Passadiços iniciam-se nesta freguesia o que vai levar a uma maior proximidade com o turismo da região. Além do mais, o seu património natural, ambiental, cultural e histórico será, indubitavelmente, muito mais reconhecido e apreciado.