Covão da Ametade
  /  Guarda   /  Covão da Ametade
Covão da Ametade
© João Paulo Rodrigues

Covão da Ametade

O Covão da Ametade é, sem dúvida, um dos locais mais icónicos e mais simbólicos da Serra da Estrela. É uma antiga lagoa de origem glaciar com paisagens envolventes constituídas, maioritariamente, por bétulas que criam um ecossistema com uma enorme biodiversidade e que devem e podem ser exploradas e sentidas pelo visitante. O cenário é fantástico e está carregado de sentimento bucólico e poético. Relaxante, intimista, místico e surpreendente. De facto, não é fácil encontrar um único adjetivo que consiga, por ele só, qualificar este lugar paradisíaco que o vai deixar fascinado.

Este local é muito atraído por alpinistas, grupos de caminheiros, aventureiros e desportistas que começam, aqui, as suas caminhadas e escaladas ao longo dos covões e formações rochosas. Por outro lado, o Covão da Ametade também atrai muitas famílias que procuram descanso e relaxamento.

O local onde está localizado o Covão da Ametade está acessível durante todo o ano, no entanto, como se encontra a grande altitude (1500 metros), durante o período de Inverno o acesso ao local pode estar condicionado devido à queda de neve. Por isso, certifique-se que, na data da sua visita, há probabilidade de queda de neve, pois isso poderá condicionar e impedir que visite o local.

 

Onde fica localizado o Covão da Ametade?

O Covão da Ametade não fica mesmo ao lado dos Passadiços do Mondego. Na verdade, ainda terá que fazer um percurso de cerca de 1 hora (a partir de Videmonte) se quiser visitar este local fantástico. Fica localizado a 1420 metros de altitude, no sopé do Cântaro Magro e no início do Vale Glaciário, onde o Rio Zêzere começa a tomar corpo.

Coordenadas para Covão da Ametade – Serra da Estrela: 40.3281076,-7.5892333

 

Sem dúvida que não pode pode deixar esquecido este local na sua visita à Serra da Estrela e aos Passadiços do Mondego.