Cão Serra da Estrela – Uma Raça Genuinamente Portuguesa
  /  Serra da Estrela   /  Cão Serra da Estrela – Uma Raça Genuinamente Portuguesa
Cão Serra da Estrela
© crazycatludi (Instagram)

Cão Serra da Estrela – Uma Raça Genuinamente Portuguesa

O Cão Serra da Estrela é uma raça de cães de grande porte, natural da região que lhe deu o nome e é considerada a mais antiga da Península Ibérica. É uma raça de cães de guarda, tanto de rebanhos como de casas e quintas. Sendo assim, podemos dizer que tem todas as qualidades necessárias às suas funções: inteligência, valentia e lealdade.

 

História do cão Serra da Estrela

O Cão Serra da Estrela pertence a uma raça reconhecidamente portuguesa, desenvolvida na Serra da Estrela. No entanto, a verdadeira origem desta raça perdeu-se no tempo. Assim, há quem afirme que, já no tempo dos Visigodos, vieram, da Ásia para a Europa, cães de grande porte, para proteger o gado nas zonas montanhosas. Isto é, esses cães acompanhavam os pastores e os rebanhos, sempre que se deslocavam de um lado para outro, à procura de melhores condições, para os defenderem dos lobos, de animais selvagens e de possíveis assaltantes. Em consequência disso, esta raça desenvolveu uma personalidade própria, para uma melhor adaptação às condições não só meteorológicas como todas as outras que se impunham para cumprir a sua função protetora. Assim sendo, a Serra da Estrela, pelas suas caraterísticas de isolamento e de má acessibilidade, tornou-se o local ideal para  o acolhimento desta raça canina.

 

Caraterísticas físicas

O Cão Serra da Estrela tem um corpo compacto e robusto. Contudo, o seu aspeto é harmonioso, já que se move com graça e muita agilidade.

Está incluído na raça de cães grandes. Assim, a altura dos machos situa-se entre os 65 e os 73 cm e o peso anda à volta dos 50 quilos. Por sua vez, a fêmea fica entre os 62 e os 69 cm, com um peso de cerca de quarenta quilos.

Apresenta um aspeto rústico, com pelo curto ou comprido, que tanto pode ser liso como levemente ondulado. Todavia, é um pelo forte, abundante, mas suave ao toque. Além disso, esta raça possui, também, uma camada de subpelo, cuja função é proteger do vento e do frio da montanha. Não obstante, estes pelos são finos, abundantes e enrolados e, geralmente, mais claros do que os outros. Mais ainda, esta raça de cães tanto se apresenta unicolor, como lobeiro ou tigrado, podendo ter ou não manchas brancas. Seja como for, o tipo de pelo deste cão auxilia-o a sobreviver aos rigorosos invernos da montanha.

 

Características Psicológicas

O Cão Serra da Estrela tem um caráter muito independente. Isto é, como ficava com as ovelhas, sempre que o pastor se afastava, desenvolveu esta personalidade de independência, tornando-se um ótimo cão de guarda. Por esta razão, é capaz de ficar muito tempo sozinho, a guardar o rebanho ou a casa, até que o pastor ou o dono regressem.

Além deste caráter independente, o cão Serra da Estrela é muito inteligente, atento, robusto e tolerante. Mais ainda, é corajoso, imponente e muito competente naquilo que faz. Mas é muito desconfiado quando algum estranho se aproxima. Por isso, pode revelar uma ar ameaçador e ladrar, já que, para ele, a segurança e o bem-estar dos donos estão antes de tudo. Nesse sentido, é muito leal, fiel, obediente e dócil para com os seus donos.

 

Cão da Serra da Estrela – uma raça com interesse mundial

Embora a população de lobos, na Serra da Estrela, esteja a diminuir profundamente, (estima-se que, atualmente, existam apenas 300 a 500 lobos nesta zona), os pastores continuam a apostar na sua criação. Além do mais, as suas capacidades e reconhecidas qualidades têm vindo a estender-se para além de Portugal. Assim, presentemente, encontram-se criadores e apreciadores desta raça única na França, nos Países Baixos, no Reino Unido, na Suécia, na Noruega, na Finlândia ou na República Checa. Mais ainda, devido ao interesse dos americanos por esta raça, foi feita a exportação de vários exemplares para os EUA. Além disso, ainda há pouco tempo, foi fundada, nos EUA, uma pequena associação de criadores de Serra da Estrela. Nesse sentido, os criadores portugueses também costumam colaborar com   com produtores estrangeiros, fornecendo-lhes exemplares certificados para reprodução.

 

Saúde e cuidados

No que diz respeito a cuidados a prestar, esta raça não é muito exigente. Trata-se de um cão de grande porte, necessitando, por conseguinte, de bastante espaço para viver com conforto.  Dadas as características do seu pelo, basta escová-lo uma vez por semana, a não ser na altura da sua mudança, em que, precisando de mais cuidados, deve ser escovado todos os dias.

A dieta destes animais deve ser estudada para fazer face às suas necessidades nutricionais, de forma a evitar o sobrepeso. Assim, nas primeiras semanas de vida, os Serra da Estrela devem fazer refeições com alto valor energético. No entanto, à medida que crescem, devem adotar uma alimentação com menos proteínas. Ou seja, na altura do crescimento, uma alimentação demasiado energética pode levar a um desproporcionado aumento da massa muscular em relação ao crescimento dos ossos e articulações. Assim sedo, podem surgir desalinhamentos ósseos e desgaste precoce das articulações. Contudo, quando já tiverem atingido o tamanho normal, pode-se aumentar o valor energético da alimentação.

Relativamente à saúde propriamente dita, são animais fortes, costumam ser saudáveis, não se conhecendo doenças típicas. Porém, como em outras raças, podem vir a ter uma displasia da anca e cotovelo, bem como problemas cardíacos.

Outro cuidado importante para a saúde é a vacinação. Ou seja, as vacinas protegem o cão de doenças graves que, inclusivamente, podem transmitir aos seus donos. Assim, vacinar o cão não é só protegê-lo, mas proteger toda a família!

 

Quando visitar os Passadiços do Mondego, aproveite para se familiarizar com o Cão Serra da Estrela, um excelente guardião que protege todos aqueles que ama!