Nave da Mestra – Um dos locais mais bonitos da Serra da Estrela
  /  Guarda   /  Nave da Mestra – Um dos locais mais bonitos da Serra da Estrela
Nave da Mestra
© Hélder Santos

Nave da Mestra – Um dos locais mais bonitos da Serra da Estrela

Em pleno planalto da Serra da Estrela, a Nave da Mestra é um local quase secreto e ainda por descobrir. Apesar disso, é um dos locais mais bonitos da serra.

 

Localização

Este lugar especial e mágico do planalto, fica a 1700 metros de altitude, assemelhando-se a uma uma nave gigante.  Mais ainda, está rodeado de pastos verdes e de pedaços enormes de rochas de granito que parecem assustar os visitantes. Além disso, ao fundo, corre um pequeno riacho que dá à paisagem um ar rústico e campestre. Também, daqui, se nota bem a cavidade do Vale Glaciar. Mais ainda, quando estamos de frente, vemos, do lado direito, a Lagoa Comprida, os Cântaros e, como que metido nos Cântaros Magro e Gordo, o Covão d’ Ametade. À nossa frente vemos o Vale da Candeeira e a depressão do Vale Glaciar. Além disso, para a esquerda, vemos Manteigas.

 

Nave da Mestra – Uma aventura na Serra

A Serra da Estrela é um lugar único, propício à aventura e à descoberta e para se visitar em todas as estações. Seja inverno, primavera, verão ou inverno, há muito para descobrir. Assim, a Nave da Mestra, como já referido, é um tesouro a não perder, capaz de convencer e surpreender os aventureiros mais céticos. Todavia, não é fácil lá chegar.

Mas, sem dúvida,o risco  compensa. Afinal de contas, estamos num local muito pouco explorado e quase desconhecido.  Chegar aqui é quase descobrir o impossível.

Por aqui e por ali, predominam campos verdes e rochas graníticas. Também um riacho de águas puras corre, com tranquilidade, naquele espaço.

Ainda mais, para alcançar a Nave da Mestra, terá que passar por uma enorme fenda existente num penedo enorme. Em suma, é quase como entrar por uma porta secreta para desvendar um tesouro. É que, para lá da fenda encontra-se um cenário imperdível, com o riacho e os pastos verdejantes.

 

Nave da Barca

A Nave da Mestra é também conhecida como a Nave da Barca, por causa do grande bloco de granito que tem a forma de um barco. Assim, é ao olhar em direção a Manteigas, que se descobre esse penedo gigantesco. Nesse sentido, podemos dizer que, quando se atinge esta rocha gigante da Nave da Mestra, é obrigatório entrar pela fenda, esse fenómeno geológico impressionante que nos leva a um cenário natural, digno de um conto de fadas. Foi neste penedo que, por muitos e longos anos, os pastores abrigaram os seus rebanhos. Inclusivamente, ainda hoje, os caminheiros o utilizam como abrigo, quando por aí param, ou para recuperarem forças para prosseguirem a sua caminhada.

 

A lenda

Neste secreto local, existe um não sei quê de mistério que deixa os visitantes desconfiados e que contrasta com a pureza da montanha. Nesse sentido, reza a lenda que, em 1910, um certo juiz decidiu construir ali uma casa de férias para passar a época de verão. Como, nessa altura, não havia grandes transportes, tanto a matéria prima como os próprios trabalhadores eram levados em mulas, desde Manteigas. Mais ainda, para concluir a obra, usaram macacos hidráulicos para levantamento das pedras gigantes.  Por exemplo, uma dessas pedras é a que serve de telhado à casa. Todavia, cremos que esta obra anormal e com um certo grau de loucura não podia dar certo. Nesse sentido, foi o que realmente aconteceu.  Assim, atualmente, a casa encontra-se em ruínas, o que leva os visitantes a imaginarem a história à sua maneira. No entanto, fala-se que essa casa servia de local de reuniões dos apoiantes da República, que aí planeavam as suas lutas contra a Monarquia.

De facto, o local, quase secreto e privado, parece ser o ideal para todo o tipo de tramas.

 

Como chegar

Como já foi dito, não é fácil alcançar a Nave da Mestra. Contudo, existem vários trilhos e caminhos que nos levam até lá. Por exemplo, pode utilizar a Rota do Carvão ou a Rota do Maciço Central. Todavia, são trilhos de dificuldade elevada. Assim, o primeiro abrange mais de 20 quilómetros de extensão, enquanto que ao segundo correspondem apenas 10 km. Porém, tanto uma rota como a outra são bastante exigentes.

Sendo assim, deve evitar levar crianças pequenas. Também não deve fazer estas caminhadas em dias de chuva, mau tempo ou calor exagerado.

Dada a localização da Nave da Mestra, este é um percurso que exige bom senso, boa forma física, muita água e alimentos. Além disso, não pode esquecer um mapa físico, já que a rede de telemóvel pode ser indisponível, nesta área da Serra da Estrela.

 

Siga as seguintes coordenadas para chegar à Nave da Mestra: 40.3714893,-7.6408185

 

Nave da Mestra – um paraíso secreto

Se gosta de explorar o melhor que a Serra da Estrela lhe pode oferecer, se é aventureiro, se aprecia locais secretos, então escolha a Nave da Mestra. Por outras palavras, tudo o que lhe faz falta, vai encontrar aqui: natureza, paz, tranquilidade, mistério e lendas. Um verdadeiro paraíso!

 

Ao visitar os Passadiços do Mondego, parta à aventura e descubra alguns dos melhores e mais desconhecidos locais da Serra da Estrela.