Cortes do Meio – Capital das Piscinas Naturais
  /  Visitar   /  Cortes do Meio – Capital das Piscinas Naturais
Cortes do Meio - Capital das Piscinas Naturais
© folhaindawild

Cortes do Meio – Capital das Piscinas Naturais

Cortes do Meio – capital das piscinas naturais é uma localidade perto de Tortosendo, no concelho da Covilhã. Pertence à rede de Aldeias de Montanha.

O seu nome, “Cortes do Meio”, deve-se à abundância de cabanas em pedra, chamadas cortes, com o telhado em colmo de palha, construídas pelos pastores para abrigar o gado. De referir que os pastores serviam-se destes materiais, por serem os existentes na região.  Assim, estas cortes são um significativo exemplo do património agro-pastoril.

A freguesia de Cortes do Meio é conhecida como a Capital das Piscinas Naturais. De facto, são 12 as piscinas mais relevantes que aí podemos encontrar. Assim, é só percorrer esta bela localidade e deliciar-se com águas refrescantes.

Contudo, o acesso nem sempre está facilitado. Pois é, algumas delas ficam mesmo à beira da estrada. Porém, há outras que exigem uma caminhada mais alargada, mas nada que não se faça. Por outras palavras, as águas puras, a beleza da paisagem, o ar puro que se respira, compensam qualquer sacrifício!

Ainda mais, não terá dificuldade em alcançá-las, já que não faltam placas indicativas. Então, se gosta de águas refrescantes e se aprecia a natureza, não deixe de visitar estas singulares piscinas naturais:

  • Poço da Fatela
  • Poço da Ponte Velha
  • Poço da Monteira
  • Poço das Azenhas
  • Poço do Funil
  • Poço do Forno Velho
  • Poço da Formiga
  • Poço do Combarão
  • Poço do Embude
  • Poço da Penha Fundeira
  • Poço do Inferno ou Penha Cimeira
  • Poço da Cascata

Poço da Fatela

É um poço comprido, que dá lugar a uma maravilhosa piscina natural, capaz de o reconfortar com uma relaxante massagem. Forma-se a partir de uma queda de água.

 

Poço da Ponte Velha

Poço da Ponte Velha convida-o a umas horas tranquilizantes. Como se trata de um poço com pouca profundidade, pode banhar-se livremente e sem enfrentar o perigo. Além do mais, usufrui dum espaço verde, onde pode estender-se sem preocupações.

 

Poço da Monteira

O Poço da Monteira é a praia fluvial seguinte. Apresenta uma enorme extensão de água, com várias quedas de água.

É um lugar aprazível que vai ser alvo de melhoramentos. Assim, um antigo moinho vai ser transformado num Centro Interpretativo de moagem.

Também vão ser concluídas as obras do bar e de uma estrutura de apoio.

 

Poço das Azenhas

Este local oferece paisagens únicas. Por outras palavras, daí se podem apreciar as ruínas de vários moinhos, já que esta é a zona ribeirinha detentora da maior quantidade destas construções.

Também se pode observar as ruínas de uma fábrica de lanifícios. De realçar que o percurso não é fácil, mas é compensado pela enorme piscina natural comprida e com alguma profundidade, convidativa a um banho refrescante.

 

Poço do Funil

Considerado um dos mais bonitos poços. Nesse sentido, pode observar-se uma pequena cascata onde pode mergulhar em segurança. Além do mais, possui uma um espaço de lazer, onde pode usufruir de uma sombra para relaxar.

 

Poço do Forno Velho

O Poço do Forno Velho tem uma área enorme que forma uma uma extensa piscina.

Segundo a lenda, foi aí construída a primeira casa da Bouça, por um indivíduo que fugia à justiça.

No entanto, mais tarde foi absolvido por ter descoberto a Fonte dos Calções.

 

Poço da Formiga

Um dos maiores poços aí existentes. Ainda mais, da sua cascata pode-se facilmente deslizar para a água. Daí parte uma ponte que dá acesso ao Poço do Combarão.

 

Poço do Combarão

O Poço do Combarão é um verdadeiro paraíso. Situado ao lado do Poço da formiga é de uma rara beleza e convidativo a uns banhos relaxantes.

 

Poço do Embude

Este poço é pequeno, formando uma piscina pouco extensa com várias cascatas.

 

Poço da Penha Fundeira

O Poço da Penha Fundeira é de beleza única e imperdível.

Possui pouco espaço para banhos. Contudo é perfeito para os amantes de fotografia.

 

Poço do Inferno ou Penha Cimeira

O Poço do Inferno ou Penha Cimeira fica um pouco acima do Poço da Penha Fundeira.

Situado entre duas rochas, tem, ali perto, um abrigo de pastores.

 

Poço da Cascata

É um dos poços que oferece maior beleza. Por outras palavras, este poço brinda o visitante com uma queda de água impressionante, que se espraia numa maravilhosa lagoa.

 

Ao visitar os Passadiços do Mondego, e se aprecia a natureza, reserve algum do seu tempo disponível para apreciar estas piscinas naturais.