Roteiro de 2 ou 3 dias na Serra da Estrela
  /  Aldeias   /  Roteiro de 2 ou 3 dias na Serra da Estrela
Roteiro de 2 ou 3 dias na Serra da Estrela
© Sofia Lopes

Roteiro de 2 ou 3 dias na Serra da Estrela

A Serra da Estrela é apaixonante! Em qualquer uma das estações ela revela os seus encantos e presenteia os seus visitantes com os melhores brindes que foram guardados nos seus inúmeros recantos. Nesse sentido apresentamos, de seguida, alguns lugares únicos para um roteiro de 2 ou 3 dias na Serra da Estrela.

A singularidade dos seus vales, as imponentes formações rochosas, as bucólicas praias fuviais convidativas a um reconfortante mergulho, as imponentes cascatas, as formosas lagoas, as aldeias perdidas, os soberbos miradouros,  as matas frondosas são alguns dos muitos segredos que a Serra encerra. Assim, se gosta de aventura, parta confiante, percorra os trilhos e deslumbre-se com o que de mais maravilhoso a serra lhe pode oferecer.

Saia  2 ou 3 dias da sua rotina habitual para se entregar, de corpo e alma, a este santuário da natureza e descobrir a magia de lugares únicos e emblemáticos:

  • Seia
  • Loriga
  • Covão d’Ametade
  • Torre
  • Lagoa Comprida
  • Sabugueiro
  • Cabeça do Velho
  • Gouveia
  • Folgosinho
  • Linhares da Beira
  • Poço do Inferno

Seia

Seia é sobejamente conhecida pelo seu pão de qualidade ímpar e pelo afamado queijo amanteigado, de ovelha. Porém, para além de se deliciar com estas iguarias, não deixe de visitar a  Igreja  da Misericórdia, a Igreja Matriz e o Pelourinho. Contudo, dignos mesmo de registo e de visita obrigatória são  o Museu do Pão, o Museu Natural da Eletricidade e o Museu do Brinquedo.

 

Loriga

Rodeada de montanhas, a vila de Loriga, fica a 770 metros de altitude. Ainda mais, a sua disposição em socalcos e o branco das suas casas, apaixonam logo o visitante. Não é por acaso que é apelidada de Suíça portuguesa.

Mas há um segredo que vamos revelar: Loriga possui um ex-libris único, uma praia fluvial que o vai deixar extasiado. Composta por várias piscinas, a  Praia Fluvial de Loriga é sublime.

 

Covão d’Ametade

Covão d’Ametade fica quase 1500 metros de altitude e é um dos locais a não perder. Situado junto ao maciço central da Serra da Estrela, onde se inicia o vale fluvial do Zêzere, oferece vistas deslumbrantes.

À sua volta, destacam-se três famosos Cântaros: o Raso, o Gordo e o Magro, que podem ser admirados a partir das rochas circundantes.

 

Torre

A Torre é o ponto mais alto da Serra da Estrela.

No inverno, e mesmo no outono e primavera,  a Torre cobre-se de neve, tornando-se a única estância de ski, em Portugal.

Além da beleza natural da neve, nos dias mais cinzentos, nos dias de céu limpo, destaca-se a a paisagem deslumbrante que se estende até ao mar.

 

Lagoa Comprida

A Lagoa comprida é a maior lagoa da Serra da Estrela. Na Lagoa Comprida encontra-se uma barragem que ocasionou o maior reservatório de água da Serra da Estrela.

 

Sabugueiro

Sabugueiro, com os seus 1200 metros de altitude, torna-se a aldeia mais alta de Portugal. Em Sabugueiro pode visitar o  museu etnográfico, recriação clara das tradições das suas gentes, principalmente, dos genuínos pastores.

Passe pelo forno comunitário e aprecie a água da Fonte do Ferreiro.

 

Cabeça do Vellho

Cabeça do Velho é uma invulgar formação rochosa, em forma de cabeça humana. Muito afamada, desperta sempre a curiosidade dos visitantes.

 

Gouveia

Em Gouveia, não deixe de visitar a Igreja de São Pedro e Convento de São Francisco. Dois monumentos a não perder!

 

Folgosinho

Ao passar por Folgosinho, visite a casa de Viriato, onde se pensa ter nascido este lusitano  Passe ainda pelo emblemático Castelo , pelo Pelourinho e pela Igreja Matriz!

 

Linhares da Beira

Linhares da Beira é uma das  Aldeias Históricas de Portugal. De origem medieval é um verdadeiro regresso ao passado. Percorra as ruelas e aprecie as suas casas em granito.

Visite os lugares mais icónicos: o Castelo, o Pelourinho, a Antiga Casa da Câmara, a Cadeia, a Fonte de Mergulho, o Fórum Medieval, a Casa do Judeu, a antiga Hospedaria e a Igreja Matriz.

 

Poço do Inferno

O Poço do Inferno é a mais bonita cascata da Serra da Estrela.Com os seus 10 metros de altura, está inserido numa conjuntura deslumbrante que lhe confere a magia há muito reconhecida.

 

Mapa do Roteiro de 2 Dias na Serra da Estrela

Fonte: vagamundos.pt

 

Para um conhecimento mais profundo dos locais referidos neste roteiro, consulte o Blog Vagamundos: https://www.vagamundos.pt/visitar-serra-da-estrela-roteiro

Ao visitar os Passadiços do Mondego, aproveite para dar um saltinho à Serra da Estrela e mergulhe num cenário mágico e único.