Parque Arqueológico do Vale do Côa
  /  Guarda   /  Parque Arqueológico do Vale do Côa
Parque Arqueológico do Vale do Côa
© Ana João Azevedos

Parque Arqueológico do Vale do Côa

Certamente já ouviu falar nas gravuras de Foz Côa, mas nunca teve o privilégio de conhecer, de perto, este património da humanidade. O Parque Arqueológico do Vale do Côa localiza-se em Foz Côa, no distrito da Guarda e está a cerca de 1 hora de carro dos Passadiços do Mondego. É verdade que não fica já ali ao lado, mas vale bem a pena visitar o Vale do Côa, não só pela sua beleza paisagística como todo o património arqueológico que vai lá poder encontrar.

A arte rupestre está distribuída ao longo de dois eixos principais: o Côa e o Douro. Ao todo já se conhecem mais de 1200 rochas gravadas em 80 locais distintos, na sua maioria de tempo paleolíticos, contudo também da Idade do Ferro e da época histórica.

Uma visita ao Museu do Côa permite-lhe enquadrar e fazer toda a reconstituição história do local. Depois poderá fazer uma das várias visitas disponíveis ao Parque Arqueológico do Vale do Côa para ver, ao vivo, as gravuras de arte rupestre.

Tenha em atenção que as visitas ao Parque Arqueológico do Vale do Côa devem ser agendadas antecipadamente para garantir acesso a uma visita. Marque a sua visita no site https://arte-coa.pt e obtenha lá toda a informação necessária para a sua visita.

Se tem em mente visitar o parque e as gravuras rupestres não se desloque ao local sem a prévia marcação, pois provavelmente não conseguirá bilhete no próprio dia da visita.