Miradouro do Mocho Real
  /  Guarda   /  Miradouro do Mocho Real

Miradouro do Mocho Real

Estamos na extremidade norte do Parque Natural da Serra da Estrela, às portas da Guarda, para vos levar até ao Miradouro do Mocho Real, donde podem desfrutar das paisagens mais surreais.

O Miradouro do Mocho Real, assente em rochas graníticas, é um dos muitos geossitios do Geopark Estrela, que já tem o reconhecimento da UNESCO e que é um território cheio de contrastes e de lugares inolvidáveis, paisagisticamente belos!

O Miradouro do Mocho Real está localizado na margem esquerda da Barragem do Caldeirão, nas coordenadas 40.5314171,-7.3320339 (obter direções).

Chegados ao paredão da Barragem do Caldeirão, podemos observar, a partir do miradouro, as águas da Ribeira do Caldeirão a precipitar-se por entre as escarpas abruptas, no Rio Mondego, formando uma das mais belas cascatas de Portugal, a Cascata do Caldeirão.

Este miradouro tão afamado e bem conhecido serve, também, para promover o contacto direto com o património natural, geológico e geomorfolológico desta bela região do interior de Portugal.

O Miradouro do Mocho Real é célebre pelas vistas generosas que oferece aos seus visitantes, os mais belos cenários alguma vez registados, sobre a Barragem do Caldeirão e os montes circundantes. É notável e digna de registo a conjugação perfeita da água, da botânica e das rochas.

O miradouro, que conta com 700 metros de altitude, é composto por rochas graníticas e oferece uma excelente vista para o vale do Mondego, para a Cascata do Caldeirão e para a barragem com o mesmo nome. Também se pode observar os campos cultivados, que conferem um tom harmonioso à paisagem, e as aldeias de Vila Soeiro e Mizarela. Outro ponto a destacar é a garganta do Caldeirão, resultante da ação erosiva da água, que provocou várias formações rochosas, em queda vertical, na zona de contacto do xisto com o granito. Temos que concordar que se trata de um miradouro imperdível, que obriga a uma paragem, obrigatória, para contemplar um paraíso sereno, repleto de magia, de envolvimento e até de espiritualidade!

Se quiser ter uma visão mais precisa, mais clara e com uma ótica diferente de todas as outras que já tenha vivenciado, para a zona circundante da Barragem do Caldeirão e da inegavelmente bela Cascata do Caldeirão, não pode escusar-de a subir ao Miradouro do Mocho Real, tão perto da cascata. Vale a pena subir, apreciar e deleitar-se! E deixar envolver-se pelo ar puro que nos deixa uma sensação de conforto e liberdade!